Os problemas de odiar Hitler


1. Ao resumir seres humanos, vide Adolf Hitler, como "Psicopatas", ou o presidente do que você não gosta como "Monstro" e outros termos pejorativos

É aclamar somente as atrocidades que essas pessoas fizeram/fazem, elevando elas a uma imagem de puro mau, é coloca-las como "Satã" ou "Lúcifer"

abstraindo desses, qualquer complexidade biológica, psicológica e cultural, ou seja, qualquer característica que os faça, algo que verdadeiramente são, seres humanos, assim como você ou eu

Se essas pessoas são seres humanos, e você é um ser humano, o que as ações dessas pessoas dizem sobre você, sobre mim, sobre sua família ou de qualquer pessoa?

Ao se diferenciar desses "Monstros", você esconde a sua própria capacidade de ser assim, dos seus pensamentos suicidas, dos seus pensamentos homicidas e genocidas, e até da capacidade de pessoas próximas a você pensarem do mesmo modo e acredite, elas pensam.

Se vendo de certa forma, além da sua capacidade de ser aquilo que você chamaria de Mau, você segrega a si mesmo daqueles ao seu redor. Destarte, se o presidente ou Hitler agiram de total Mau, é provavelmente por você ter se cegado de ver o mundo de tal maneira, seja de forma ativa por negação, ou de forma reativa pela manipulação da sua ideologia.

Imaginar sua capacidade de agir além do Bem e do Mau, proporciona a visão de ver a mesma capacidade nos outros.

Poderíamos prevenir desta forma, suicidas, genocidas e de pessoas que são facilmente manipuladas, pela incapacidade de tolerar sua capacidade de serem algo a mais da sua percepção.


2. Quando falamos de um presidente temos algo semelhante, vemos a projeção de sentimentos negativos ao chama-lo de completamente inútil, incompetente de fazer qualquer coisa boa.

Assim como psicanalistas diriam, você é o que critica dos outros, em outras palavras, sua visão de que esse único indivíduo deveria ser a sua fonte de salvação ou que ele só faz coisas estúpidas, demonstra a sua própria falta de salvar a si mesmo e de fazer ações que propiciem seu sucesso, em seja lá qual área você estiver pecando.

Imagine que sua vida esteja ruim, coisas ruins estão acontecendo, na sua família, na sua sociedade, no seu trabalho, talvez te falte dinheiro, talvez você se sinta impotente, muitas vezes tentamos encontrar algo ou alguém pra descarregar esses sentimentos, e é evidente que muitas pessoas tenham feito isso com seus líderes, seria como transformar esses sentimentos numa pessoa real, para que você possa então vê-los e bater neles.

No entanto, eles não são isso de verdade, eles são seus, e o que você está fazendo não te ajuda a solucionar os problemas que têm, pelo contrário, te faz gastar emoções que poderiam ser usadas como motivação na sua saída dessa situação.

Projetar seu ódio em outro por não fazer o que você quer, é se livrar da capacidade de agir por si mesmo, seja por medo da falha ou de sair da sua zona de conforto.

Comentários

Anônimo disse…
Ótimo Jeffzinho, assim podemos pensar em menos projeções psicológicas e mais ações positivas livres de ideais da mente(que só pertence ao mundo das ideias, não a realidade objetiva)