funções cognitivas - INFJ

 INFJ

Apresentam Alta Abertura à novas experiências

Alta Agradabilidade e alta Organização

E baixa Extroversão 

INFJs, se você está vendo esse vídeo e é uma garota de 14 anos de idade, que acabou de fazer um teste na internet e quer saber mais sobre esse tipo, saiba que você provavelmente não é uma. INFJs são o tipo mais propenso a criar seitas religiosas e uma legião de adoradores à sua visão, são pessoas como Jesus Cristo e Adolf Hitler, Mahatma Gandhi e Osama Bin Laden. Diferentemente dos ENFJs como o Lula e o Martin Luther King Jr. que criam seitas à sua personalidade, INFJs colocam primeiro uma visão maior das coisas, e depois como as pessoas podem se integrar nelas. Eles estão ligados a imaginar um “mundo perfeito”, muitas vezes em detrimento do que existe na realidade física das coisas. Sob estresse, os INFJs podem ser na verdade bem impulsivos, e se delegarem aos prazeres da carne com facilidade. Especialmente por serem Ativistas, e de todo MBTI são os mais prováveis de usar maconha e outras drogas usando a “transcendência” ou “espiritualidade” como uma desculpa esfarrapada para isso. No geral são muito esquisitos, eles quase nunca falam, e quando falam tendem a usar diversas metáforas que podem parecer profundas e sérias, mas na verdade são apenas Aforismos pra você usar no Instagram.


 

Alguns pontos fortes desse tipo são:

- Sua capacidade de escrita
- Sua capacidade de escuta
e é isso, não tem muitas outras coisas boas desse tipo


Algumas fraquezas dos INFJs:

- Por terem alta Abertura à experiências e Agradabilidade, podem ter uma incrível reatância psicológica. Ou seja, gostarem de fazer o contra, só por serem do contra mesmo.
- Tendem a resguardar partes de si, nunca demonstrando quem são de verdade
- Tem altas expectativas de si mesmos e das outras pessoas (o que pode ser tanto bom quanto ruim)
- E detestam conflito e criticismo, podendo não dizer as suas próprias vontades de forma direta, clara e precisa


(Ni) Intuição Introvertida Dominante:

A função dominante, ou seja, a forma que o INFJ vê o mundo, é pela função de Intuição Introvertida, ou Ni, que procura identificar um significado maior das coisas, diferentemente de ISFJs ou outros tipos que usam a sensação, esse significado não quer dizer motivos, ou pontos de partida, essas são coisas muito diferentes. O Significado é aquilo que está além, aquilo que transcende, aquilo que acontece depois desses motivos já terem sido especificados. Ou seja, é o que faz o INFJ poder ser muito orientado para o futuro, para mundos “ocultos” ou que não são o que aparentam ser.

Para Sigmund Freud, seria parecido com a fantasia ou a encenação, essa função é o que faz o INFJ estar ligado à coisas alternativas, com significado próprios para ele, sem precisar de muita especificação e muito menos de detalhes. É como se eles já pegassem e entendessem as coisas, só por estarem ali.

O monólogo dominante-Ni: “Tudo está interconectado e devo determinar o significado e a implicação por trás dessas conexões”.


(Fe) Sentimento Extrovertido Auxiliar:

Em seguida como função auxiliar, o Sentimento Extrovertido - Fe - se manifesta com alta responsabilidade, faz os INFJs sentirem uma necessidade social, eles precisam atender aos outros, eles precisam estar ligados aos outros, e precisam ajuda-los. Pode fazer com que se sacrifiquem demais partes de si (imagem de Cristo) em prol das outras pessoas. É o que faz esse tipo ser também chamado de “psicólogo”, por essa facilidade em estar, em abrir e ajudar outras pessoas.

O monólogo de Fe-auxiliar: “Como posso satisfazer as necessidades e desejos alheios, entender e aplicar um conhecimento para atingir uma paz interpessoal?”.


(Ti) Pensamento Introvertido terciário:

Alguns INFJs menos maduros, tendem a criticar demais o mundo pelos olhos do seu pensamento introvertido. Podemos citar alguém como Hitler talvez, que obviamente tinha uma visão muito grande das coisas, Ni; um apelo social muito forte, e verdadeiro com o povo germânico como ele dizia, um exemplo de Fe; mas também acreditava que todos os problemas eram causados tanto por socialistas quanto judeus. Esse é um exemplo de como o Ti-terciário poderia falhar, é uma incapacidade de fazer julgamentos e discernimentos a fundo, e que realmente tenham algum embasamento na realidade. O segundo maior problema desse tipo. Adquirir novo conhecimento, e conseguir organizá-lo.

O monólogo do Ti-terciário seria: “Onde esse novo palpite ou informação que eu adquiri se encaixa em relação ao que eu já sei ser verdade?


(Se) Sensação extrovertida inferior:

Como uma função inferior, Se – ou sensação extrovertida - originalmente se manifesta como uma desconfiança do mundo físico que cerca seu usuário, ou a crença generalizada de que o intelecto pode e deve ser confiável acima da informação sensoriais disponíveis.

À medida que o Se amadurece, o INFJ pode se sentir cada vez mais sintonizado com o mundo sensorial que o cerca e mais capaz de confiar na realidade e na física das coisas. No fim, é uma falta de confiança no mundo das sensações.

O monólogo do Se imaturo, seria: “Devo analisar todos os resultados possíveis de uma experiência sensorial, pois o mundo físico está sujeito a mudanças inesperadas, a qualquer momento”.

DESENVOLVIMENTO

Para superar isso, os INFJs deveriam apreciar o valor do pensamento lógico, por meio do estudo, da escrita e de outras habilidades críticas, visando aperfeiçoar o seu poder de discernimento. Alguns tipos como INTPs e até ISTPs, poderiam ajudar nesse processo.

Mas no geral, os tipos que se dão melhor com os INFJs são os intuitivos no geral, por verem o mundo de uma forma similar, mas principalmente, com ENFPs e ENTPs, por valorizarem mais as ideias abstratas, do que o mundo real.


Em comparação com outros tipos:

- ISFJs são bem mais práticos, realistas e gostam muito mais de detalhes e de descrever as suas sensações físicas do que INFJs.
- ENFJs são mais voltados pras pessoas, e depois pras ideias. Enquanto INFJs se voltam primeiro às ideias, e depois como as pessoas se encaixam nisso.
- INTJs são mais realistas no sentido da eficiência, eles preferem criar um sistema perfeito das coisas, do que um sistema de relações perfeitas delas.
- INFPs diferente dos INFJs, choram muito mais no banho, gostam de pôneis, fadas e furrys, ao invés de maconha e outras drogas.

 

PESSOAS E PERSONAGENS

Particularmente, minha INFJ favorita é a Lisa Simpson, ela é a imagem perfeita desse tipo. Extremamente chata, sem graça e sem personalidade. Alguns outros podem parecer como o Joe Goldberg do You, ou a Gasai Yuno de Mirai Nikki, por algum motivo eles tendem a ser psicopatas possessivos, o que para algumas pessoas carentes pode ser muito atraente.


Meu nome é Júlio César e se você for INFJ deixa aí seu número nos comentários, junto com um comentário. E até a próxima!


Comentários