As dificuldades do INTP - Pontos Fracos e Fortes

INTP é uma das personalidades mais raras de todo o MBTI, e, por algum motivo, representam cerca de 90% da população na internet




Às vezes, pode ser bem difícil saber se você é um INTP de verdade, pois muitas das características que definem esse tipo como: dificuldades de se socializar, interesses e obsessões por assuntos pouco convencionais, pouca assertividade na sua fala, dificuldades de olhar para os outros nas conversas, dificuldades com frustrações e saber lidar com as emoções de uma forma saudável e social, também são todas características do TEA, ou transtorno do espectro autista.


INTPs são conhecidos pela sua incrível inteligência sobre todos os outros tipos [tabela aqui], Albert Einstein e o L do Death Note por exemplo, ambos INTPs. Só que Deus, sabia que se fosse por isso, os INTPs seriam fortes demais e dominariam o mundo inteiro, e pra compensar, ele deu também a esse tipo uma incrível quantidade de preguiça, e tirou dele toda sua capacidade de se socializar sem parecer um psicopata, ou pior, o parecer o Orochinho.


No Big Five, INTPs tem baixa extroversão, e baixa Agradabilidade, dois traços ligados à socialização. Pessoas extrovertidas tendem a ser mais motivadas, mais alegres e, mais sexuais. Pessoas com alta Agradabilidade tendem a relatar melhores relacionamentos, e melhor satisfação de vida. Isto é, além de virgens, INTPs também uma alta propensão a depressão, o que me faz repensar todas as coisas que eu estive falando até agora, imaginando que possa afetar alguns de vocês. Repensado.


No personality database INTPs parecem ser os mais propensos a seres assexuais, gostarem de animes, terem baixíssima empatia e inteligência emocional, gostarem de humor negro, pensarem demais, gostarem de matemática, serem arromânticos, estarem no espectro assexual (seja lá que porra for essa), gostarem de Doki Doki Literature Club, não gostarem de ser fotografados, não fumarem, gostarem de jojo, falarem sozinhos, não gostarem de bebês, serem gamers, gostarem de star wars, nunca terem tido um relacionamento amoroso, estar no espectro arromântico, gostarem de one piece, usarem discord, e vários, vários outros motivos, pra nunca terem transado na vida.


Sendo assim, o que um INTP poderia fazer com isso? Bem, isso é muito fácil.


Se olharmos os grandes INTPs, talvez, possamos ter alguma ideia.

PewDiePie – por muito tempo o maior youtuber do mundo, era um garoto sueco que se mudou pra Itália, e incrivelmente tem uma linda namorada. Ele parece ir tanto contra o estereótipo de INTP, que por muito tempo as pessoas o colocavam como extrovertido.

E talvez, esse seja o motivo do seu sucesso. Ele sempre se expunha, sempre falava, gritava e se expressava de formas que é bem raro você imaginar INTPs fazerem.

Charles Cr1TiKal – diferentemente do pewdiepie, ele consegue ser o estereótipo desse tipo, todos os vídeos que ele posta parecem ser tirados de um canal de shitpost do discord, e eis a grande diferença dele: ele compartilha isso com maior número de pessoas possível, ao invés de mantar isso entre os amigos. E consegue ser um dos streamers mais bem pagos do mundo.

Immanuel Kant – apesar de nunca ter se casado, Kant, foi considerado um dos maiores pensadores da Europa Moderna, um dos grandes motivos pra isso. E mesmo assim, era muito famoso por dar festas e pelas suas amizades, Kant tinha até um método para interagir com pessoas: ele dizia que toda conversa precisava começar com uma piada, partir para os assuntos mundanos e resumir tudo que se aconteceu naquela semana, e fechar de novo com mais outra piada. Ele conseguia sistematizar até situações sociais e não só as lógicas, ao invés de ver o pior dessas interações como muitos INTPs fazem.

Charles Darwin – dizem as lendas que ele foi o primeiro INTP a sair de casa. Ele colocou seu olhar analítico de Ti-dominante pra observar os animais, e usou sua Ne pra conectar os padrões entre eles. Mais uma personalidade intelectual que usou isso da melhor forma possível.

Markus persson, também conhecido como Notch, um INTP criador do Minecraft, um dos se não o maior, game multiplayer do mundo.

E por fim, Abraham Lincoln – presidente dos estados unidos, independente de quantas vezes ele fosse rejeitado pelo congresso, ele sempre voltava até se tornar o maior presidente americano. Ele se importava muito com o social e era contra a escravidão, ele lutava pelas minorias, e foi uma das maiores imagens do partido de esquerda nos Estados Unidos. Realmente um homem do povo, para o povo.


E talvez isso seja o que os INTPs devessem fazer, se importar com as pessoas, ao invés de voltar suas costas pra elas. No behaviorismo, uma das coisas que mais ajudam pessoas a melhorarem de traumas e ficarem mais corajosas, é exatamente se expor às coisas das quais elas tem mais medo. O termo pharmakon do grego, significa remédio ou veneno – para uma pessoa de personalidade esquiva por exemplo, o medo de socialização é extremamente alto, mas a única forma de “curar” isso, é por se expor às situações sociais até criar uma resistência delas. Cultivar experiências e saber como lidar elas.


Pois as coisas que nós mais tememos, tendem a ser as coisas, que nós mais precisamos enfrentar.

Comentários