Golden Pairs do MBTI - Pares Amorosos e Perfeitos

 Quais tipos combinam entre si no MBTI? Confira os pares amorosos perfeitos a seguir:


Roteiro:

Ainda que eu falasse a língua dos homens, e falasse a língua dos anjos, sem amor eu nada seria.


Mas o que seria o Amor? Desde os gregos antigos essa é uma pergunta que a humanidade tenta responder. Para Sternberg, seria uma pirâmide composta por três partes:


O Comprometimento, a Paixão e a Intimidade. Sendo possível combinar por exemplo Comprometimento e Intimidade e conseguir uma Amizade, por faltar aquele calor da Paixão, ou juntar Intimidade e Paixão e fazer um webnamoro, pela falta de comprometimento e pé na realidade.


Mas no MBTI, seria dizer que os opostos se atraem, pelo menos em partes.

Se você está vendo esse vídeo provavelmente já viu essa tabelinha aqui, que diz os pares dos relacionamentos entre os 16 tipos de personalidade. 


Usando apenas as letrinhas é dizer que os introvertidos tendem a se encaixar com extrovertidos, e julgadores com perceptivos. Agora, qual a cientificidade desse negócio? Muita alta pra falar a verdade, Skinner falava de reforço positivo e reforço negativo, e hoje em dia sabemos que relacionamentos que tem 10 interações positivas e apenas 1 negativa tendem a terminar, pela falta de novidade, enquanto aqueles que tem 5 interações negativas para 1 positiva também acabam pelo motivo contrário; Platão tinha essa ideia de que nós olhamos aquilo que falta em nós nos outros, e por isso nós perseguimos eles de forma amorosa; é o Taoísmo chinês de opostos que se completam, são as metadinhas do discord e as viadagens de música sertaneja.


Então, muitas vezes o Amor tende a ser visto como essa dualidade e no MBTI não é diferente. O próprio Jung falava de como deveríamos incorporar os aspectos opostos em nós. Talvez seja por isso que aqueles garotos nerds do discord busquem garotas que pintam o cabelo de rosa ou loiras gostosas, eles são feios para caralho e buscam garotas meio bonitinhas para dar aquela equilibrada.


Mesmo assim, nem só de contrário vive o amor. Pois ainda é preciso haver semelhanças para que o relacionamento prossiga adiante, se as duas pessoas só forem diferentes isso pode gerar uma atração inicial, mas acaba não tendo muita base para continuar afrente.


Por isso, o MBTI também dá uma resposta para isso: os tipos Intuitivos tendem a se dar melhor na maioria com outros intuitivos, ou seja, pessoas de alta abertura à experiências e ideias abstratas vão gostar de outras pessoas assim também, por elas terem interesses e visões de mundo em comum. Um ENTP por exemplo e um INTJ, são opostos em extroversão e organização, mas são semelhantes na percepção intuitiva e na valorização do intelecto sobre as emoções. Apesar do ENTP também poder dar certo com INFJs e o INTJ com ENFPs.


O que importa aqui são as funções primárias, de um lado Intuição Extrovertida dominante, e do outro Intuição Introvertida dominante, então os ENxPs gostam de explorar diversas ideias e os INxJs gostam de dar profundidade à essas ideias, e por ambos serem intuitivos dominantes, eles vão valorizar bem mais essas ideias abstratas do que a realidade física das coisas.

Alguns casais assim seriam o Sasuke e o Naruto, Rintaro e a Kurisu, a Zendaya e o Tom Holland, Platão e Sócrates, Nietzsche e Sócrates, o Batman e o Coringa, Jesus Cristo e Satanás. Entre vários outros.


Os INFPs e ISFPs por outro lado, se dão melhor com ENFJs e ESFJs em teoria, pois enquanto os INxPs têm sentimento introvertido dominante, ou seja emoções muito próprias e pessoais, os ExFJs com sentimento extrovertido dominante, podem ajudar esses Fi-doms a se expressarem melhor, e serem mais abertos por assim dizer.

Grandes casais dessas personalidades são a Chat Noir e a maravilhosa Ladybug, o Tanjiro e o Zenitsu de Kimetsu no Yaiba, o Mike e a Eleven de Stranger Things, a Margery Tyrell e o Tommen de Game of Thrones, a Aerith e o Cloud, a Wendy Testaburguer e o Stan, o Miyamura e a Hori de Horimiya que são o melhor casal de todos os animes na minha opinião. 


Os INTPs e ISTPs a mesma coisa, eles tem pensamento introvertido dominante, valorizam muito mais a racionalidade, o intelecto e o desapego do que as emoções, muito parecido com aqueles que usam pensamento extrovertido dominante – Te. Uma coisa interessante que acontece disso também é que pelos IxTPs serem uns preguiçosos do caralho, a necessidade compulsiva de trabalho dos ExTJs poderia ajudar esses Ti-doms a usarem melhor das suas habilidades, e os Ti-doms ajudarem melhor os Te-dominantes a darem uma pausa e pensarem primeiro antes de agir e agir sem parar.

Alguns casais desse tipo são a Irene Adler e o Sherlock da série, L e o Kira de Death Note, o Jotaro e o Dio de jojo, o Cebolinha e o Franjinha, o Guts e Griffith, o Tomozaki e a Hinami de Tomozaki-kun


Os ISxJs com sensação introvertida dominante - Si, se dão melhor com aqueles de sensação extrovertida dominante Se, ambos valorizam as sensações sobre as fantasias e as encenações, então são bem mais diretos e práticos por assim dizer. Os Si-doms gostando mais de experiências pessoais, poderiam aproveitar muito do amor pelas aventuras dos ESxPs. Ambos valorizam muito o corpo e a realidade, mas de formas diferentes, os ISxJs valorizam mais o interno, o subjetivo e pessoal e os ESxPs gostam mais do que está para fora, do que aparece.

Alguns casais desse tipo são a Yumeko e o Ryota de Kakegurui, o Peter Quill e a Gamora, o Homer Simpson com a Marge e o Tyler Durden com o Narrador de clube da luta.

E você, acredita nessa coisa de Golden Pairs do MBTI? E você, o que acha dos Golden Pairs, diz aí nos comentários, e até mais!


Comentários