Análise Crítica: GOTHAM S01EP19


"BEASTS OF PREY"

INTRODUÇÃO
 
Depois de muito tempo de espera, a série americana de Bruno Heller transmitida pela Fox (nos EUA) e pela Warner Channel (na BR) sendo feita em comunhão das duas grandes empresas, "Gotham" retorna com o episódio 19 de sua primeira temporada.


"BEASTS OF PREY"
O episódio, como quase todos os outros possui diversos easter eggs, lembramos no início da situação de Fish (Jada Pinkett Smith) que de caçadora, acaba virando "a caça" segundo o novo personagem "The Catcher" que tem as ordens e o poder de interferir nos planos de qualquer um que tente escapar da ilha onde se encontram.

O protagonista Jim Gordon (Benjamin McKenzie) acaba recebendo o relatório de um assassinato de uma mulher, nisso Gordon acaba descobrindo que o feitor é na verdade um serial-killer com um longo histórico de torturar mulheres procurando "o amor verdadeiro", porém qualquer policial que fica em seu caminho acaba sendo morto.
Fish personagem autentica da série, se mostra querendo escapar, ela aparenta mostrar emoções pelo seu companheiro que a ajudou quando chegou à ilha, nisso Fish acaba pedindo ajuda pelos maiores caras do lugar, um deles acaba dando ideia de sair pelo helicóptero, porém Fish acaba dizendo que devoa, saor por barco já que ninguém sabia pilotar Helicóptero. Ainda tentando sair da ilha Fish entra na sala do diretor para procurar pelas chaves do Barco, o plano acaba não dando muito certo quando ele a descobre dentro da sala, Fish pega uma das facas à mesa enquanto o velho homem sentado em sua cadeira pega a arma ameaçando Fish de tortura por sua provável desonestidade, negando que não queria escapar, com seu astuto e sádico pensamento ela acaba se fazendo de atriz entregando a faca, dizendo que não tinha intenções de fugir, e que tinha pego a faca por proteção com medo do que poderia acontecer consigo, e o chama de um dos grandes personagens do mundo de Batman, "Doll Maker" (O criador de brinquedos) que já aparecera em Arrow interpretador por Michael Eklund, mas referência da qual provavelmente não fora pega por muitos, já que não é um vilão principal como um Coringa, Penguim, Solomun Grundy ou outros. O direto acaba deixando passar, talvez pela bajulação de Fish. Na tentativa de escapada, Fish revela-se tendo traído os outros homens que estavam indo ao ao barco, mas na verdade eram apenas "alvos" para "O Caçador", Fish voltando às celas encontra o diretor, que parecia tê-la encurralado, até que a porta ao fundo se abre fazendo com que os que ele fazia de "mantimentos" se rebelam à ele, e junto a Fish vão ao helicóptero, porém ela acaba recebendo um tiro na barriga, porém ainda sim conseguiu fugir junto a seus "amigos" que em meio ao episódio e ao anterior, dava impressão de tê-los traído para não se dar mal. Poderá Fish sobreviver a isso? Talvez seja o fato de que ela não exista num futuro com Batman.

O CRIADOR DE BRINQUEDOS NAS HQs


Enquanto isso Bruce (David Mazouz) quer as pistas sobre quem ordenou um velho amigo de Alfred (Sean Petwee) o esfaquear, durante isso vemos o Penguim passando por perto dele e tendo uma sensasção estranha. Ele acaba recebendo ajuda de Seline Kyle, mais conhecida como a Mulher-Gato (Camren Bicondova) pois era uma missão urbana, da qual Bruce não possui muitas afinidades pelo fato de ser um "nerd" milhonário que vive na sua missão pouco distante da cidade. Eles acabam encontrando o homem do qual esfaqueou Alfred, Selina e Bruce o pressionam a contar das pessoas que o deram a missão, um homem chamado Bunderslaw e uma mulher chamada Mathias, ao pensar que Selina jogou suas drogas pela janela ele acaba tendo um ataque de raiva ameaçando de contar ao Sir Bunderslaw que ele está o perseguindo (provavelmente são os que raptavam criança num dos primeiros episódios da série e que ainda não tiveram sua identidades reveladas), ao ver sua bolsa perto à janela, ele coloca sua cabeça para fora enquanto Bruce fica tentado à empurrá-lo, porém pela demora Selina acaba o fazendo vendo o homem morto no chão. Isso dá a ideia de que Bruce já está com o dilema de não matar pessoas, pois o Batman NÃO MATA!!!
BATMAN QUANDO ABORRECENTE 


Algumas cenas da garota assassinada e de seu assassino "Jason" são mostradas, como as de onde se conheceram, e mesmo que não em detalhes a noite que passaram juntos. A garota mostra interesse no homem, numa parte vemos uma sala que parecia um clima de 50 tons de cinza. Na manhã seguinte, ele insiste em fazê-la ficar, porém ela tinha um compromisso para fazer, ele acaba a segurando pelo pulso a puxando para não escapar. Logo vemos ambos brincando de casal feliz e normal, porém acaba não dando certo já que ele havia a prendido e provavelmente a pressionado por causa do mal cozinhado que fez para o jantar, ele a leva e a prende num quarto e diz "Não é você, sou eu" uma frase bem irônica à situação, ao tirar uma foto e colocar junto à outras 11 numa mala onde pega a faca indo em direção para provavelmente a matá-la. Poderá ele ser um vilão já conhecido porém ainda não interligado?
Falando em amor verdadeiro, vemos a situação de Cobblepot (Robin Lord Taylor), o Pinguim que quer comprar o bar de uma velha estrangeira que aparenta ser religiosa, porém ela rejeita a oferta em dinheiro, dando a missão de acabar com relacionamento da sua filha com um guitarrista do qual ela denomina ser "O demônio em pessoa". Num lugar abandonado com seu "capacho" eles prendem o noro da velha mulher do qual o estabelecimento o interessa por motivos que são revelados a frente, o garoto rejeita se separar dizendo que sentia "amor verdadeiro" algo que se muda ao cortar um de seus dedos. Após isso vemos a cena da velha estrangeira batendo e consolando sua filha pelo provável final de seu relacionamento, nisso Pinguim acaba aparecendo brevemente. Após a provável compra do estabelecimento, Cobblepot revela suas verdadeiras intenções da qual seria matar Don Maroni. Será que Cobblepot vai tomar o lugar de Maroni e virar o Pinguim que conhecemos?
PINGUIM 

 

 
 
Durante o episódio vale ressaltar que a Dra. Thompson Lee (Morena Baccarin), amante de Jim comenta que a vítima fora assassinada perto de sua casa, e que possuiam idades e medidas parecidas (peso, altura) o que já leva a pensar que poderia ser uma ótima outra vítima ao misterioso "Jason" de nome não muito estranho. Detetive Bullock (Donal Logue) e Edward Nigma (Cory Michael Smith) ajudam Jim a revelar pistas sobre o assassino, Bullock ao descobrir no que estava se metendo acaba dando seu drama padrão por se envolver em provaveis encrencas por causa de seu parceiro, ele diz que o fez referencia pela pista que deixou, o desenho do coração partido, e o denominou como "O Ogro". Os detetives acabam descobrindo que na verdade fora uma situação armada pelo Comissário Loeb (Peter Scolari) para provavelmente se livrar de Gordon, já que são como cão e gato, depois dos acontecimentos do episódio passado "Everyone Was A Cobblepot" que descobre a filha do comissário, é na verdade uma lunática, que se parece muito com Alice, dando uma brecha para "O chapeleiro" um dos vilões do mundo de Batman. Ao ver Loeb, Detetive Gordon o ameaça de por passar do limite colocando Lee em perigo, dando um ótimo final do episódio.

O CHAPELEIRO NAS ANTIGAS HQs


A SÉRIE
A série em si é algo bem surpreendente mesmo à aqueles que acompanham e são fanáticos pelas histórias do homem morcego das histórias da DC Comics e, mesmo que tenham praticamente a mesma abordagem, tema, personagens, a série se distancia das histórias das "Detective Comics" por contar o que acontece entre a morte dos pais de Bruce Wayne e do Batman já formado mas aprendendo seu foco à cidade de Gotham City (baseada em Nova Iorque) com seu passado de famílias mafiosas e com o início de seus futuros vilões, e ao Comissário Gordon, mesmo que não seja ainda comissário, no desenrolar da série já é perceptível as atitudes que o fazem ser o maior policial do DPGC e um dos aliados de Batman, igualmente ao "aborreescente" Bruce Wayne com problemas comuns e outros ligados a morte de seus pais à virar o maior herói de Gotham.

No Brasil, a série é transmitida pela Warner Channel e Warner Channel HD às 22h30 às Segundas-Feiras.



VALE A PENA?  

Altamente recomendo à aqueles que são fãs de séries, da DC Comics ou do próprio Batman, já que algo que completa fortemente o homem morcego são seus vilões que são bem destacados na série como em principal o Pinguim, a Mulher-Gato, dentre outros, PORÉM não o seu misterioso e maior arqui-inimigo (O Coringa) não é um dos personagens cardeais ou secundários.
 

Comentários